E disse o Senhor:
E quanto a ti, ó filho do homem, eis que porão cordas sobre ti, e te ligarão com elas, e tu não sairás por entre eles. E eu farei que a tua língua se pegue ao teu paladar, e ficarás mudo, e não lhes servirás de repreendedor; pois casa rebelde são eles. (Ez 3:25-26)
E eis que porei sobre ti cordas; assim tu não te voltarás dum lado para o outro, até que tenhas cumprido os dias de teu cerco: E tu toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho miúdo, e espelta, e mete-os numa só vasilha, e deles faze pão. Conforme o número dos dias que te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás disso. E a tua comida, que hás de comer, será por peso, vinte siclos cada dia; de tempo em tempo a comerás. Também beberás a água por medida, a sexta parte dum him; de tempo em tempo beberás. Tu a comerás como bolos de cevada, e à vista deles a assarás sobre o excremento humano. E disse o Senhor: Assim comerão os filhos de Israel o seu pão imundo, entre as nações, para onde eu os lançarei. Então disse eu: Ah Senhor Deus! eis que a minha alma não foi contaminada: pois desde a minha mocidade até agora jamais comi do animal que morre de si mesmo, ou que é dilacerado por feras; nem carne abominável entrou na minha boca. Então me disse: Vê, eu te dou esterco de bois em lugar de excremento de homem; e sobre ele prepararás o teu pão. (Ez 4:8-15)
Pois eu fixei os anos da sua iniqüidade, para que eles te sejam contados em dias, trezentos e noventa dias; assim levarás a iniqüidade da casa de Israel. E quando tiveres cumprido estes dias, deitar-te-ás sobre o teu lado direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá; quarenta dias te dei, cada dia por um ano. (Ez 4:5-6).
Esses trechos estão no início do livro de Ezequiel. Deus chamou a Ezequiel que era o sacerdote de Israel para ser profeta ao povo que estava cativo na Babilônia. Eu crio que o povo começou a imaginar que Ezequiel estava ficando maluco com o exílio. E vim ter com os do cativeiro, a Tel-Abibe, que moravam junto ao rio Quebar, e eu morava onde eles moravam; e por sete dias sentei-me ali, pasmado no meio deles. (Ez 3:15). Tu a comerás como bolos de cevada, e à vista deles a assarás sobre o excremento humano. (Ez 4:12).
Tudo indica que Ezequiel foi acometido por uma doença que ele podia apenas ficar na cama e não conseguia falar. (Ez 3:25-26). Ele ficou 430 dias de cama pela iniqüidade de Israel. Em todo esse tempo Deus o estava preparando para ser o profeta que traria o povo ao arrependimento do maior castigo que Deus já havia colocado sobre o Seu povo (Ez 5:9).
Agora vamos trazer essa experiência de Ezequiel para os dias de hoje:
- Achamos muitas vezes que servir ao Senhor é difícil, mas e para esse sacerdote? Ele estava exilado, junto com um povo que se prostituíra com falsos deuses. Ele que se manteve fiel ao Senhor levou sobre si as iniqüidades de Israel. O sofrimento, a adversidade, o deserto nos fazem estar preparados para o propósito de Deus nas nossas vidas. Uma doença, uma falta de emprego, uma desilusão amorosa, tudo isso não é para a nossa derrota, é para nosso crescimento. Difícil acreditar? Nem tanto. Jó passou por coisas ainda mais difíceis e manteve firme sua fé.
Ser tratado por Deus é difícil, na verdade o ser humano é frágil. É só começar a apertar que tendemos a reclamar. Ezequiel também não era diferente (Ez 4:14). As vezes quando vem a luta nós dizemos: - Ah Senhor, mas eu fiz isso e aquilo e mais aquilo outro... Tudo isso na tentativa de escapar do tratamento de Deus para com todos nós.
Quantas vezes nós mesmos não tentamos interromper o tratamento de Deus nas nossas vidas? As dificuldades virão sim, essa é a verdadeira pregação do evangelho. Aceitar a Jesus não vai fazer a nossa vida ser um mar de rosas, mas vai nos dar a certeza da salvação. Um evangelho que fala que você acumulará riquezas, que nada te acontecerá é um evangelho falso e mascarado. Claro que o amor de Jesus é sobre as nossas vidas, Ele nos protegerá de todo o mal. Então chegamos ao “X” da questão... Tudo o que Ezequiel passou era bom ou mau? Aos olhos humanos, era mau com certeza, mas bom aos olhos de Deus, naquele “mal” ele estava sendo capacitado, calejado, preparado para enfrentar um povo de coração obstinado. Deus quer preparar você, e você quer ser preparado por Ele? Nosso propósito aqui na Terra é pregar o evangelho, ganhar almas e não ser riquinhos e bonitinhos para o mundo, estamos nos tornando um povo sem diferença, sem sabor, um povo pela qual o diabo nem se importa em atacar... Sua vida está boa? Comece a ser preocupar, pois se você não tem sido atacado, o diabo está feliz com você... Tu não tem trazido nenhum prejuízo ao reino dele, mas se você tem sido atacado, alegre-se no Senhor, pois você realmente tem atrapalhado os planos do diabo.
Ezequiel era sacerdote, porém o povo se prostituía... Que diferença ele fazia? Ele era fiel, mas não levava o povo a ser fiel. Quantas vezes nós somos assim? Depois de todo o tratamento que Deus deu a ele, as pessoas foram impactadas por ele, então ele cumpriu o papel que Deus quer que todos nós tenhamos: Levar todos a Ele.
Depois de tanto eu falar você pode ser perguntar: - E aí? O que fazer? Devo ser pobre e aceitar as coisas ruins sobre minha vida pra ser realmente profeta do Senhor?
E eu te respondo: - Não!
Mantenha-se irrepreensível perante o Senhor! Mas se mesmo assim as lutas vierem contra você, saiba que todas as coisas procedem para o bem daqueles que amam o Senhor. Assim como Ele antecipou a Ezequiel, Ele falará com você, não te deixará desamparado, assim como não deixou aos Seus profetas. Mas tenha certeza que servir ao Senhor não será fácil.
A palavra do Senhor diz: ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16:15).
A paz do Senhor seja com você.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá meu filho, esta é uma passagem muito forte e impactante vivida por Ezequiel e que serve de exemplo para nós, cristãos de hoje. Você foi muito feliz em seus comentários sobre a passagem. Que o SENHOR, criador e sustentador de todo o universo, continue a ser o seu SENHOR e de toda a sua descendência, por toda a eternidade. Amo você meu filho!!!
ResponderExcluir